quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Mourinho: «Casos de Hulk e Witsel vão repetir-se»


José Mourinho diz que o mercado está a mudar muito e dá como exemplo os casos de Hulk e Witsel, que foram para um clube russo e não para uma equipa de topo.O treinador do Real Madrid evita de resto comentar o caso Cristiano Ronaldo.

Em entrevista ao jornal «As», Mourinho começa por responder à questão de como podem competir clubes históricos e dependentes dos sócios com clubes patrocinados por árabes ou russos milionários. «O Madrid, o Barça, o Bayern, são clubes que têm um capital único, que é o seu capital histórico. E isto não se compra com dinheiro», começa Mou: «Os melhores jogadores querem estar nestas equipas.» 

Mas, admite, se isso é verdade para jogadores de topo, já não será tanto para outros, a que o jornalista chama «classe média». E aí fala de Hulk e Witsel: «O mercado está a mudar muito. Está em convulsão. Esta semana o futebol russo, o Zenit, contratou Hulk e Witsel por 100 milhões. E tirou-os a pronto de dois históricos do futebol português e continental, o Porto e o Benfica. São jogadores que todos podíamos pensar que acabariam a curto prazo em equipas de topo da Champions, mas acabam na Rússia.»

«O dinheiro continua a ser importante para os jogadores, mas sobretudo para os de classe média. Quem ganha cinco milhões de euros por ano não se vai embora por cinco e meio. Agora, quem ganhe doze mil euros e lhe ofereçam quarenta mil, seguramente vai mudar de empresa», prossegue, para concluir: «Os casos de Hulk e Witsel, dois dos melhores jogadores da Liga portuguesa, vão repetir-se nos próximos anos. É uma nova realidade a que vamos ter de adaptar-nos.»

Pelo meio, o treinador lembra no entanto os princípios do fair play financeiro que a UEFA quer impor: «O Platini diz que vai levar isto a sério. Vão impor restrições e as dificuldades serão para os clubes que não estão bem estruturados. Ao nível do Madrid, que é o clube que conheço, as estruturas estão preparadas para isto, e entrarão bem na nova etapa.»

Nesta entrevista Mourinho fala também do desgaste que o Real Madrid vai enfrentar na Champions, num grupo com Manchester City, Dortmund e Ajax, e da luta com o Barcelona em Espanha. Evita falar em mudança de ciclo, mas afirma que o Real Madrid «rompeu a série triunfal dos catalães» e «agora voltou a alternância». «Mas estamos a falar de duas equipas muito, muito boas. Qualquer outra equipa do mundo não acabaria a Liga espanhola em primeiro nem em segundo», continua Mou: «Se escolhi o Real Madrid é precisamente por isso, porque é mais difícil. É mais fácil ganhar noutro campeonato.»

Do que Mourinho não quis falar foi de Cristiano Ronaldo, que disse estar triste por razões profissionais no final do último jogo: «É uma tema de que não devo nem posso falar.»

Fonte: maisfutebol.iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário