quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Hulk avançado mental






Hulk demorou 66 jogos para marcar um golo de pé direito e 103 para se estrear a facturar de cabeça. Exposta assim a questão, dá a ideia de que se trata de um jogador previsível e com recursos limitados, mas Jesualdo Ferreira e Villas-Boas sempre discordaram, em absoluto, da ideia. Vítor Pereira herdou um trabalho de três temporadas e agarrou-o com sucesso, porque Hulk rende mais do que nunca ao centro, onde se aguenta há 4 jogos consecutivos e com uma média redonda no que toca à finalização: 1 golo por partida.


"É o nosso avançado", disse já o treinador, numa opinião que merece consenso. De Beto, por exemplo, que acompanhou a metamorfose do Incrível e revela o que mudou. "Teve três treinadores que sempre procuraram moldá-lo para jogar ao meio, o que é algo que faz todo o sentido, olhando às suas características. É muito forte no choque, sai bem da marcação e tem um remate pronto", avalia o guarda-redes cedido ao Cluj, que identifica uma mudança muito simples no chip: este processador é muito mais rápido. "É ver os 2 golos do FC Porto em Aveiro. Está muito mais rápido a pensar, porque rápido a executar já todos sabemos que ele é. A verdade é que antecipa melhor os lances, defende-se melhor da pressão e é muito mais espontâneo a decidir", retrata Beto. Bruno Alves, que o recebeu no Dragão no Verão de 2008, não vê diferenças entre o extremo e o ponta-de-lança. "Hulk tem, hoje em dia, características de um avançado completo. Pode jogar em qualquer posição do ataque e renderá mais onde tiver mais rotinas. Se o treinador entender que é no meio, então será", garante o actual defesa do Zenit. "Deve ter um apoio próximo e não lhe podem pedir que não seja individualista. Faz parte da cultura dele e é isso que faz dele um avançado diferente", ressalva.


"Tu não és extremo, não penses como extremo. Tu és avançado." As palavras tantas vezes repetidas por Jesualdo Ferreira fazem, hoje, todo o sentido. Hulk a ponta-de-lança é útil para o clube, que precisava de uma solução, mas é também agradável para o brasileiro, que assim ganha argumentos para se fixar na selecção canarinha, onde sempre esteve tapado como opção para as alas. "Tenho o que o Mano está pedindo", disse Hulk recentemente, seguro de que é hoje um jogador mais completo e com uma perspectiva mais ampla do jogo.

Fonte: ojogo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário