quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Brasil descobriu finalmente Hulk

Hulk não marcou, nem sequer encantou, pelo menos com a mesma intensidade com que costuma encantar por cá, mas nem por isso deixou de estar em bom nível na estreia a titular pela selecção brasileira. Perante circunstâncias difíceis, mas já lá vamos, o avançado somou 80 minutos de qualidade, capazes de o transformar numa das principais figuras da vitória (2-1) sofrida sobre o México.

O melhor lance do portista aconteceu cedo no jogo: aos 16 minutos, deixou Neymar isolado com um simples toque de calcanhar, num momento desperdiçado pelo menino do Santos com um remate disparatado. Mas não foi tudo: seguiram-se dois remates sobre a meia-esquerda - um com o pé direito, outro com o esquerdo - defendidos pelo guarda-redes mexicano e ainda alguns bons momentos de entendimento com Ronaldinho Gaúcho e Neymar.
Apesar de ter jogado preferencialmente sobre a zona central, Hulk nunca se deixou amarrar a um lugar que não lhe agrada particularmente, tendo, por isso, procurado muitas vezes espaços mais laterais para ganhar espaço aos adversários. E com sucesso. A mobilidade que apresentou foi mesmo uma das principais armas do portista, tendo trocado várias vezes de posição com os restantes avançados da equipa, apesar de ser ele a referência. A primeira circunstância adversa - jogar pelo meio - foi bem ultrapassada por Hulk; a segunda nem por isso. O Brasil sofreu o golo cedo (11') e ainda chegou ao intervalo reduzido a dez jogadores, por expulsão de Dani Alves (44'); na segunda parte, e com menos um jogador, o escrete teve mais dificuldades em ligar o seu jogo ofensivo e Hulk acabou por ter menos bola. Apesar disso, o Brasil chegaria ao empate, através de um livre de Ronaldinho, e depois à vitória - já sem Hulk em campo, saiu aos 80' - com um golaço de Marcelo nos minutos finais.

Depois de alguns jogos sem vencer adversários mais cotados (França, Alemanha e Holanda), o Brasil voltou a derrotar uma selecção forte, que jogou em casa, e iniciou a segunda parte em vantagem no marcador, e também no número de jogadores.

Por tudo isto, Mano Menezes destacou o feito dos seus jogadores - "é uma vitória que nos deixa mais próximos da verdadeira dimensão da selecção brasileira", referiu -, num jogo que coincidiu com a primeira oportunidade de Hulk se mostrar a titular. E o portista parece ter convencido os brasileiros, como nos relatou o jornalista Felippe Costa, da Globoesporte.com. "Ele mostrou personalidade com a camisola da selecção brasileira. Rematou de fora da área e deixou Neymar na cara do golo com um passe de calcanhar. Movimentou-se muito e bem. Como saiu cedo do país, ainda precisa de mostrar mais na selecção para se tornar num dos indiscutíveis. Isto apesar de ter jogado muito bem", explicou.

E se Hulk já convenceu os brasileiros, falta saber se conseguiu encantar o principal: Mano Menezes. A resposta será dada já nos dois próximos jogos, em Novembro, frente ao Gabão e Egipto.

Fonte: ojogo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário