domingo, 26 de agosto de 2012

F.C. Porto-V. Guimarães, 4-0 (crónica)


FC Porto vs V. Guimarães (LUSA)
Difícil foi só o primeiro. Bom, na verdade, difícil foi só até ao segundo. Daí à goleada, foi um instante, que ficou a dever outros golos ao resultado (4-0) e, sobretudo, à exibição portista. E nem os nomes suficientemente cintilantes dos seus autores resumem todo o brilho de um jogo em que o Vitória cedo percebeu que não tinha como evitar a derrota. Foi uma noite de génio. Ou de génios.

De falta de aviso o Vitória não se pode queixar. Aos 10 minutos, os sinais eram já suficientemente claros: o golo era uma questão de tempo. À altura, depois de uma breve sequência de passes errados, o FC Porto tinha o jogo estabilizado, especialmente assente na mobilidade do tridente atacante, e o adversário dominado.

Com actividade ofensiva praticamente nula, a equipa de Guimarães resumia-se num atributo: era compacta. Resistia como podia ao ascendente portista, coordenado por uma velocidade crescente e descoordenado, por vezes, por episódios de alguma sofreguidão. E não foi por acaso que o golo sucedeu a um instante de clarividência. No caso, de Lucho, que escolheu o lado e rematou em arco, sem defesa e persistindo num lance que o próprio iniciou.

Mas a vantagem portista, selada aos 16 minutos, só produziu alteração na dupla de ecrãs gigantes do estádio. No relvado, nada, ou quase nada, mudou, ao ponto de a inatacável superioridade portista justificar maior expressão ao intervalo e, inclusive, a oportunidade de tentar a transformação de um penalty.

Outros golos estavam, no entanto, por fazer. Continuava a ser uma questão de tempo, de algum tempo. Sem a pausa para o descanso, entre o primeiro e o segundo seria uma questão de meia-hora, porque, aos 66 minutos, nada nem ninguém poderia interpor-se entre a “bomba” de Hulk e as redes, que voltariam a balançar a remate de Lucho, na pequena área e na insistência, como um ponta-de-lança que não é.

No auge de uma exibição bem conseguida, a bola foi, por fim, colocada na marca de grande penalidade. Moutinho já tinha sido derrubado e substituído quando a cobrança foi confiada a Jackson Martínez, que bateu ousado, “à Panenka”. A bola entrou devagar, ao meio da baliza, enquanto Douglas se lançava para o lado direito.

À goleada consumada faltou ainda outros golos, mas à exibição portista sobravam argumentos de óbvia qualidade, como aqueles que fazem as grandes equipas: solidez, equilíbrio, velocidade e génio foram apenas alguns dos mais óbvios entre os que sobressaíram de um desempenho capaz de gerar expectativa. À campeão, como exigiu Vítor Pereira. Mensagem recebida.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Vitória de Guimarães, 4-0
Liga, segunda jornada
25 de Agosto de 2012
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 35.503 espectadores

Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa)
Assistentes: Pedro Garcia e Hernâni Fernandes
Quarto árbitro: Luís Ferreira

FC PORTO: Helton; Danilo, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Lucho e João Moutinho; Hulk, Jackson Martínez e Atsu.
Substituições: Lucho por James (76m), Atsu por Varela (76m) e João Moutinho por Defour (80m)
Não utilizados: Fabiano, Kleber, Miguel Lopes e Mangala
Treinador: Vítor Pereira

V. GUIMARÃES: Douglas; Alex (cap.), N’Diaye, Defendi e Bruno Teles; El Adoua e André André; Ricardo, Barrientos e Toscano; Soudani
Substituições: Barrientos por Marco (46m), Marco por Lalkovic (64m) e Toscano por Leonel Olímpio (73m)
Não utilizados: Matej, Leandro Freire, João Ribeiro e Siaka Bamba
Treinador: Rui Vitória

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Lucho (16m e 71m), Hulk (66m) e Jackson Martínez (80m, g.p.) 
Cartão amarelo: Defendi (80m) e Leonel Olímpio (90m)

Fonte: fcporto.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário