domingo, 14 de agosto de 2011

O CAMPEÃO SEGUE NA FRENTE

Três é o número que sobressai e gira em torno da vitória (1-0) com que o campeão começou a defender o título em Guimarães, precisamente onde, na época passada, perdeu os primeiros pontos de uma trajectória sem derrotas. Ao terceiro “round”, depois da goleada da Taça de Portugal e do “tri” na Supertaça, os Dragões voltaram a derrotar o Vitória. Desta vez, em ambiente adverso, para que não restem dúvidas.

Ao terceiro encontro consecutivo não havia mais segredos. A expectativa em torno da estratégia a apresentar por cada uma das equipas era diminuta e a ilusão de que o Vitória poderia dividir o jogo com o FC Porto morreu em cinco minutos. Um remate de Varela, a que Nílson reagiu apenas com o olhar de quem não poderia fazer muito mais, liquidou a aparência e marcou a assumpção vimaranense de uma trama de contra-ataque.

Num exercício de domínio progressivo, que tardou a acrescentar expressão ao resultado, Kleber dispôs de duas ocasiões soberanas para marcar, mas seria Hulk a desfazer o empate, desde a marca de grande penalidade, numa sequência lógica de influência crescente do Incrível e de sanção de um derrube a Sapunaru n
a área do Vitória, nos últimos instantes da primeira parte.

Só depois do intervalo, o Vitória, movido pela desvantagem, foi capaz de introduzir alteração significativa à configuração de jogo, passando, por fim, a repartir a iniciativa com o campeão, contribuindo para a aceleração da partida e para o acréscimo de variantes ao encontro, que, até então, quase se resumira, na forma e no feitio, a um género jogado de “sentido único”.

O assédio final dos vimaranenses, mesmo que desesperado e previsível, de que as três substituições operadas em simultâneo por Manuel Machado são um claro indício, não invalida nem encobre, sobretudo pelo volume e pela qualidade, o facto de os Dragões terem gozado, antes e depois, de óptimas oportunidades para “matar” o jogo. Por Kleber, mesmo antes de ser substituído por Falcao, pelo seu próprio substituto, um pouco mais tarde, e ainda por Hulk.

Se a todos os dados descritos, que não ignoram o superior desempenho de Helton, for acrescentada a grande penalidade cometida sobre Hulk, que ficou por sancionar, quando o resultado não registava ainda qualquer golo, fica tudo dito sobre a justiça da
 vitória portista. O campeão segue na frente.

FICHA DE JOGO

Vitória SC-FC Porto, 0-1
Liga 2011/12, 1.ª jornada
14 de Agosto de 2011
Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães
Assistência: 19.812 espectadores

Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
Assistentes: João Santos e Luís Marcelino
4.º Árbitro: Vasco Santos

VITÓRIA SC: Nílson; Alex, N’Dyaie, João Paulo e Anderson; El Adoua e Leonel Olímpio; Faouzi, Barrientos e Targino; Toscano
Substituições: Leonel Olímpio por João Alves, Targino por Paulo Sérgio e Faouzi por Saucedo (65m)
Não utilizados: Douglas, Freire, Bruno Teles e Pedro Mendes
Treinador: Manuel Machado

FC PORTO: Helton «cap.»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Souza, Guarín e João Moutinho; Hulk, Kleber e Varela
Substituições: Guarín por Rúben Micael (48m), Kleber por Falcao (67m) e Varela por Belluschi (73m)
Não utilizados: Bracali, Maicon, Alvaro e Djalma
Treinador: Vítor Pereira


Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Hulk (45m, g.p.)
Disciplina: cartão amarelo a João Moutinho (39m), Luís Olímpio (44m), Anderson (45m), El Adoua (45m+3), Souza (70m), Rolando (77m) e Paulo Sérgio (90m+2)



-em fcporto.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário