sexta-feira, 26 de agosto de 2011

BRAVOS MAS SEM SORTE

A Supertaça Europeia escapou, mas a imagem de um FC Porto bravo, capaz de jogar olhos nos olhos com o Barcelona, ficou gravada no Mónaco, num palco onde a sorte também não o costuma acompanhar. Os Dragões perderam (2-0), mas também impressionaram. Sobretudo até ao momento de azar que precipitou a derrota, a mesma que deveria ter sido evitada da marca de penalty.

Mais do que destemida, a abordagem do FC Porto ao jogo justificou, desde cedo, outros adjectivos. Nela havia estratégia, num plano assumidamente arrojado e inteligente, capaz de condicionar o adversário, reputado como o melhor do Mundo, logo na génese de todos os movimentos de ataque.

O campeão português entrou a pressionar “alto”, gerando o embaraço criativo do opositor e atrasos frequentes para Valdés, a cada vez que o privava de tempo e espaço para pensar e executar. O Barcelona dispunha de mais posse de bola, mas a sua presença no meio-campo portista era diminuta.

Os efeitos da trama portista não se esgotavam no plano defensivo, tinham mais implicações. Permitia aos azuis e brancos criar as melhores situações de golo, com Hulk e João Moutinho a fazerem de Valdés o melhor em campo, antes de um lance infeliz de Guarín mudar definitivamente o jogo.

Já com o intervalo por perto, um atraso do colombiano isolou Messi, que, só com Helton pela frente, fez o primeiro golo dos catalães. Só a partir daí o Barcelona foi igual a si próprio e, ainda assim, incapaz de travar a resposta portista, que obrigou Valdés a novos episódios de brilho. E, para o fazer, contou ainda com a simpatia do árbitro holandês e de dois dos seus assistentes, que não tiveram a coragem de sancionar o óbvio: um derrube de Abidal a Guarín, com o resultado ainda em 1-0. O segundo golo dos espanhóis, apontado por Fàbregas, aconteceu já com o FC Porto reduzido a dez unidades.

FICHA DE JOGO

Supertaça Europeia 2011
26 de Agosto de 2011
Stade Louis II, no Mónaco
Assistência: 18.048 espectadores

Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Erwin Zeinstra e Berry Simons
Assistentes adicionais: Richard Liesveld e Danny Desmond Makkelie
Quarto árbitro: Bas Nijhuis

BARCELONA: Valdés; Dani Alves, Mascherano, Abidal e Adriano; Keita, Xavi e Iniesta; Messi, Pedro e Villa
Substituições: Villa por Alexis (61m), Adriano por Busquets (63m) e Pedro por Fàbregas (80m)
Não utilizados: Olazábal, Alcântara, Fontàs e Jonathan
Treinador: Josep Guardiola

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Souza, Guarín e João Moutinho; Hulk, Kléber e Cristian Rodríguez
Substituições: Cristian Rodríguez por Varela (69m), Kléber por Belluschi (77m) e Souza por Fernando (77m)
Não utilizados: Bracali, Maicon, Djalma e Defour
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Messi (39m) e Fàbregas (87m)
Disciplina: cartão amarelo a Cristian Rodríguez (30m), Iniesta (51m), Rolando (65 e 85m), Guarín (82 e 90m); cartão vermelho a Rolando (85m) e Guarín (90m)



-em fcporto.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário