sábado, 20 de agosto de 2011

CHAMA DE HULK AQUECEU O DRAGÃO





Foi uma noite quente e abafada no Estádio do Dragão, com temperaturas que devem ter rondado os 25 graus centígrados. Mas foi também um serão futebolístico de bom nível, com uma primeira parte escaldante. O Gil Vicente deu luta, mas o FC Porto venceu por 3-1, nesta segunda jornada da Liga, graças a um inspirado Hulk, autor de dois golos.

Com três tentos em duas jornadas, o brasileiro já segue no topo da lista de goleadores, prometendo assim lutar para repetir o título de melhor marcador conquistado na temporada passada. A nível colectivo, o FC Porto posiciona-se também na liderança da Liga, com seis pontos e duas vitórias em dois jogos.

Talvez devido ao calor, as duas equipas não necessitaram de aquecimento para “entrar” no jogo. Aos dez minutos, já ambas tinham marcado, sem que os respectivos guarda-redes tivessem efectuado qualquer defesa. Adiantou-se no marcador o Gil Vicente, através de um penalti convertido por João Vilela.

Sem se deixar abater pelo golo sofrido “a frio”, o FC Porto empatou sete minutos depois, em nova grande penalidade, apontada por Hulk. O “Incrível” esteve na origem e conclusão do lance: sentou André Cunha e permitiu a Sapunaru cruzar para o centro da grande área, onde Hulk foi tocado. Sem tirar o pé do acelerador, o FC Porto consum
ou a reviravolta no marcador meros seis minutos depois. Varela forçou a defesa minhota a ceder canto e, na sequência do lance, Sapunaru fez o 2-1, num cabeceamento de rompante.

Quando tantas equipas se apresentam no Dragão com estruturas super-defensivas, há que destacar a atitude do Gil Vicente, que, durante a primeira parte, discutiu o jogo nos olhos do Dragão, estendendo-se em todo o campo. Porém, o FC Porto poderia ter mesmo chegado ao intervalo com uma vantagem maior. Aos 39 minutos, um grande passe de Hulk pôs Varela na “cara” do golo, mas o português não conseguiu finalizar, parecendo ser carregado de forma indevida na grande área. Segundos antes da ida para os balneários, Guarín testou Adriano com uma verdadeira “bomba”.

Tal desvantagem seria um castigo pesado para os jogadores de Barcelos, mas o 3-1 não tardou muito e foi novamente obra do imparável Hulk. Aos 50 minutos, na conversão de um livre directo à entrada da grande área gilista, disparou um “míssil” que só parou no fundo das redes de Adriano. Nem o movimento irregular da barreira do Gil Vicente perturbou a finalização espectacular do brasileiro, que continuou num ritmo electrizante e, apenas dois minutos depois, serviu Kleber para um cabeceamento muito perigoso.

Pode certamente dizer-se que a segunda parte foi menos espectacular e não se pode dissociar esse facto do terceiro golo portista, que deu maior tranquilidade à equipa. Os Dragões geriram o encontro, não permitindo que o adversário criasse oportunidades de golo at
é aos últimos momentos do desafio. Foram mesmo de Djalma (remate forte, após toque de calcanhar de Belluschi) e de Belluschi (não conseguiu tocar para dentro da baliza, depois de um passe “a rasgar” de Hulk) os remates mais perigosos após o 3-1.

Na etapa complementar, o ritmo foi certamente inferior, mas conveniente a uma equipa que daqui a uma semana disputa no Mónaco a Supertaça Europeia, frente ao FC Barcelona.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Gil Vicente, 3-1
Liga 2011/12, 2.ª jornada
19 de Agosto de 2011
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 43.912 espectadores

Árbitro: Rui Silva (Vila Real)
Assistentes: José Lima e Álvaro Mesquita
Quarto árbitro: Rui Costa

FC PORTO: Helton «cap.»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Souza, João Moutinho e Guarín; Hulk, Kleber e Varela
Substituições: Guarín por Belluschi (72m), Varela por Djalma (72m) e Kleber por Walter (80m)
Não utilizados: Bracali, Maicon, Alvaro Pereira e Fernando
Treinador: Vítor Pereira

GIL VICENTE: Adriano; Eder, Sandro «cap.», Cláudio e Júnior Caiçara; João Vilela, Luís Manuel e André Cunha; Luís Carlos, Hugo Vieira e Laionel
Substituições: Luís Manuel por Richard (52m), Luís Carlos por Pedro Moreira (66m) e João Vilela por Tó Barbosa (81m)
Não utilizados: Jorge Baptista, Daniel, Paulão e Mauro
Treinador: Paulo Alves

Ao intervalo: 2-1
Marcadores: João Vilela (3m, g.p.), Hulk (10m, g.p., e 50m) e Sapunaru (16m)
Disciplina: cartão amarelo para Otamendi (2m), Eder (44m), Júnior Caiçara (45m+1) e Sandro (48m)



-em fcporto.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário