sábado, 10 de setembro de 2011

DOIS "TIROS" E UMA OBRA DE ARTE




Um primeiro tempo sem golos pode ter deixado alguns adeptos apreensivos. Mas a segunda parte demolidora do FC Porto decerto deixou todos os portistas com um sorriso de orelha a orelha. Os Dragões bateram o Vitória de Setúbal por 3-0, graças a “tiros” de Moutinho e Belluschi e a uma obra de arte finalizada por James.

O colombiano foi um dos que pintou a manta, mas o que dizer das exibições de Defour (que se estreou a titular), Belluschi, Cristian Rodríguez e mesmo dos suplentes Moutinho e Hulk? O público do Dragão assistiu a um grande espectáculo e o FC Porto soma quatro jogos e quatro vitórias na Liga, que lidera com o ataque mais finalizador (12 golos).

Na primeira parte, após 20 minutos de estudo mútuo, o FC Porto arregaçou as mangas e impôs um ritmo de jogo ao qual o Vitória de Setúbal não se conseguia opor. Valeu, nesse período… a barra da baliza sadina! Por três vezes, os Dragões acertaram no ferro, em cabeceamento de James e Souza, aos 22 minutos, e num remate de Kléber, após passe magistral de James, aos 29.

O colombiano foi um dos principais animadores do ataque azul e branco e, aos 34 minutos, quase enganava o guardião Diego com um remate junto à linha de fundo, quando tudo aconselhava um cruzamento. Os números ao intervalo eram reveladores: 14 remates e quatro cantos do FC Porto, enquanto que os setubalenses apenas tinham registo de um pontapé de canto, nos primeiros momentos da partida.

À entrada do segundo tempo foi visível que a principal preocupação da equipa da casa era dar mais velocidade ao jogo. O primeiro a pôr o prego a fundo foi Alvaro, que, aos 48 minutos, levou meio mundo á frente e serviu Kléber, que rematou à meia volta mas à figura de Diego. Um minuto depois, Moutinho, que tinha entrado ao intervalo, serviu de forma magistral Defour e o cabeceamento apenas não deu golo devido a uma defesa apertadíssima de Diego.

Mas seria mesmo Moutinho a desencravar o jogo, num remate de raiva, a 95 quilómetros por hora. Tratou-se do primeiro golo d médio ao serviço dos Dragões na Liga e de uma espécie de prenda de anos atrasada que o internacional português resolveu oferecer a si próprio: na quinta-feira, tinha comemorado 25 anos.

O primeiro remate do Vitória de Setúbal apenas surgiu aos 55 minutos, por intermédio de Zé Pedro, com Helton a mostrar atenção e reflexos rápidos. Quatro minutos depois, o técnico Bruno Ribeiro lançou em campo o avançado João Silva, mas já nada podia travar a avalanche azul e branca. Rodríguez, James, Moutinho e Maicon estiveram à beira do segundo tento, que seria concretizado apenas aos 75 minutos.

É caso para dizer que valeu a pena esperar, pois tratou-se de um lance magistral: Belluschi desmarcou Hulk, que, isolado, teve a frieza de tocar de calcanhar pára as suas costas, onde James concretizou sem dificuldade. Já agora, foi um gesto altruísta que valeu ao “Incrível” companhia na lista de melhores marcadores da Liga. A liderança é agora partilhada pelo colombiano e pelo brasileiro, com três golos.

Até ao apito final, apenas deu mais FC Porto e mais espectáculo Hulk. Aos 88 minutos segurou a bola na grande área e assistiu Belluschi para uma “bomba” imparável. Desta vez, o remate saiu a 89 quilómetros por hora, um pouco mais lento do que o de João Moutinho. Em qualquer dos casos, era velocidade a mais para o adversário. Na segunda parte, os Dragões foram mesmo supersónicos.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Vitória de Setúbal, 3-0
Liga 2011/12, quarta jornada
9 de Setembro de 2011
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 36.511 espectadores

Árbitro: Marco Ferreira (AF Madeira)
Assistentes: Sérgio Serrão e Cristóvão Moniz
Quarto árbitro: Manuel Oliveira

FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Rolando, Maicon e Alvaro; Souza, Defour e Belluschi; James, Kléber e Cristian Rodríguez
Substituições: Souza por João Moutinho (46m), Kléber por Hulk (71m) e Cristian Rodríguez por Djalma (81m)
Não utilizados: Bracali, Walter, Mangala e Fernando
Treinador: Vítor Pereira

V. SETÚBAL: Diego; Peter Suswam, Ricardo Silva, Anderson do Ó e Miguelito; Hugo Leal, Bruno Amaro, e Zé Pedro; Jorge Gonçalves, Cláudio Pitbull «cap.» e Neca
Substituições: Hugo Leal por João Silva (59m) e Jorge Gonçalves por Rafael Lopes (71m)
Não utilizados: Ricardo, Tengarrinha, Igor, Michel e Bruno Severino
Treinador: Bruno Ribeiro

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: João Moutinho (53m), James (75) e Belluschi (88m)
Disciplina: cartão amarelo para Maicon (17m), Anderson do Ó (40m), Neca (44m), Cristian Rodríguez (52m) e Alvaro (54m)


-em fcporto.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário