quinta-feira, 9 de junho de 2011

Eleito o melhor fora do Brasil




Hulk interrompeu as férias por um bom motivo. Trocou o sol do Nordeste do Brasil pelo "smog" de São Paulo para receber um prémio da ESPN brasileira, um gigante da comunicação mundial em desporto, com televisões, rádios, revistas e presença na internet. O avançado do FC Porto foi considerado o melhor jogador brasileiro a actuar fora do país, vencendo o prémio "Futebol no mundo". Ontem, o Incrível esteve presente na gravação do programa, que irá para o ar amanhã.
Hulk ganhou duas vezes. Venceu o prémio da crítica especializada da ESPN, composto por um júri de 47 elementos, essencialmente jornalistas e também algumas figuras públicas brasileiras, e depois arrecadou o prémio popular, conseguido através de votação pela internet no sítio da ESPN. No que respeita à crítica especializada, o jogador do FC Porto recolheu 38 por cento dos votos e ficou à frente do defesa-central Thiago Silva, do Milan, e que passou em tempos pelo FC Porto, e do defesa-direito Daniel Alves, do Barcelona. Na votação popular, o Incrível venceu com uma boa margem de diferença: teve 1795 votos, contra os 1055 de Daniel Alves. Marcelo, do Real Madrid, teve 427 votos; Hernanes, da Lázio, recolheu 422 preferências; e Robinho, do Milan, teve 211 escolhas. Mediante nomes tão ilustres, o portista, acompanhado pelo pai, recebeu ontem o prémio com um largo sorriso.
A ESPN tem o único canal de televisão no Brasil que transmite os principais campeonatos europeus, divulgando também a Liga dos Campeões e a Liga Europa. Há três anos resolveu criar o prémio de melhor jogador brasileiro a actuar fora do país. Todos os meses há uma votação, a cargo dos jornalistas e assinantes, para a escolha do melhor jogador e, no final da época, os vencedores são sujeitos a novo escrutínio. Ora, o que Hulk fez na última época com a camisola portista não passou despercebido aos brasileiros. Golos, assistências, fintas e remates violentos, e ainda os quatro troféus conquistados pelo FC Porto, foram apreciados pela crítica e pelo público em geral. Ainda assim, o seleccionador Mano Menezes não chamou o avançado para a Copa América.
Praticamente desconhecido no Brasil até há bem pouco tempo, o prémio da ESPN serve para colocar Hulk no panorama mediático do país. Por exemplo, no primeiro ano foi o defesa-central Lúcio, do Inter de Milão, que venceu o prémio de melhor jogador, seguindo-se a coroação do guarda-redes Júlio César, também da equipa italiana, no segundo ano. Na terceira época do troféu, Hulk conseguiu bater talentos como Robinho e Hernanes, por exemplo, ambos a jogar em Itália, e jogadores reconhecidos como Daniel Alves e Marcelo, ambos a actuar em Espanha. O ex-benfiquista David Luiz e o médio Hernanes foram os eleitos na categoria revelação.


-em ojogo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário