quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Zenit: duelo de reencontros com o Benfica

Zenit: duelo de reencontros com o Benfica
Equipa russa foi eliminada pelas «águias» em 2012, mas na época passada venceu os dois duelos

Qualificado como: o Zenit venceu o Grupo H da Liga dos Campeões com 15 pontos, à frente do Gent. A equipa russa garantiu o apuramento para os «oitavos» logo na quarta jornada e chegou à última ronda com a possibilidade de fazer o pleno de vitórias, mas com algumas poupanças no «onze» acabou por ser derrotada na Bélgica (2-1). 
  
Posição no campeonato: o Zenit ocupa apenas o sétimo lugar da Liga russa, a sete pontos do líder CSKA de Moscovo. A revalidação do título ainda é possível, mas as dificuldades têm feito a equipa reforçar a aposta na campanha europeia.
  
Treinador – André Villas Boas: vencedor da Liga russa e da Supertaça em 2015, o técnico português já anunciou que vai deixar o clube no final da temporada. Volta a reencontrar-se com o Benfica, clube a quem provocou alguns dissabores quando treinava o FC Porto. Chegou a festejar um título nacional na Luz, onde venceu também em 2014. 

Figura – Hulk: outro nome que causa calafrios na Luz. Marcou cinco golos ao Benfica com a camisola do FC Porto, e já como jogador do Zenit marcou na visita a Lisboa em 2014/15. Na fase de grupos apontou três golos e fez ainda quatro assistências. 

Histórico europeu: o Zenit conquistou a Taça UEFA em 2008 e a Supertaça Europeia pouco depois, nesse mesmo ano. Na Liga dos Campeões o emblema russo nunca foi além dos oitavos de final (e uma vez eliminado precisamente pelo Benfica). 
  
Histórico de confrontos: Benfica e Zenit já defrontaram-se quatro vezes nas provas europeias, sempre na Liga dos Campeões. Em 2012, lá está, foram adversários nos oitavos de final e foi a equipa portuguesa a seguir em frente (perdeu 3-2 na Rússia mas depois venceu 2-0 em casa). Na época passada (2014/15) foram adversários na fase de grupos e o Zenit venceu os dois jogos (2-0 na Luz e 1-0 em São Petersburgo). 
  
Outras curiosidades: 
- o plantel do Zenit conta com três ex-benfiquistas: Ezequiel Garay, Javi García e Witsel. O médio belga cumpriu castigo na última jornada da fase de grupos e está agora disponível para o duelo com a ex-equipa. 

Plantel: 

1. Yuri Lodygin 
16. Vyacheslav Malafeev 
41. Mikhail Kerzhakov 

2. Aleksandr Anyukov 
4. Domenico Cristico 
6. Nicolas Lombaerts 
13. Luís Neto 
19. Igor Smolnikov 
24. Ezequiel Garay 

5. Alexandr Ryazantsev 
10. Danny 
14. Artur Yusupov 
17. Oleg Shatov 
20. Viktor Fayzulin 
21. Javi García 
28. Axel Witsel 

7. Hulk 
22. Artem Dzyuba 

Fonte: maisfutebol.iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário